MERCADOS PERIFÉRICOS DAS PRINCIPAIS CIDADES VÃO SER OS MAIS DINÂMICOS

A subida de preços das casas estão a preocupar os agentes imobiliários. O preço de venda das casas em Portugal (Continental) subiu 14,2% em Março de 2018 face ao mesmo mês de 2017, de acordo com os mais recentes resultados do Índice de Preços Residenciais (IPR) da Confidencial Imobiliário.Um indicador apurado a partir da informação sobre preços efectivos de transacções captados no âmbito do SIR-Sistema de Informação Residencial.

Uma situação que traz consequências ao mercado. Ricardo Sousa, CEO da Century 21, estima que actualmente, se verifica um maior gap entre a oferta e a procura, em especial na procura nacional, que está a assistir a uma subida mais rápida dos preços das casas, que o rendimento disponível das famílias não está a acompanhar. “Esta situação irá dinamizar os mercados periféricos das principais cidades, com a deslocação da procura para estas zonas, que apresentam valores mais ajustados ao poder de compra dos portugueses”, salienta.

O estudo revela ainda que a variação homóloga obtida no 1º trimestre de 2018 é não só a maior do presente século, como é mesmo necessário recuar ao 1º trimestre de 1992, ou seja, 26 anos, para encontrar um registo de evolução dos preços superior ao agora verificado (a valorização foi então de 16,1%). Este comportamento leva a que, pela primeira vez desde a crise financeira, os preços das casas tenham superado o pico máximo atingido no mercado (3º trimestre de 2007), estando agora 2,1% acima. No final do ano passado, apesar da recuperação que se vem sentindo desde a segunda metade de 2013 e que intensificou o ritmo a partir de meados de 2015, os preços das casas mantinham-se 0,9% abaixo desse pico de há mais de dez anos.

Ricardo Sousa, admite que neste momento, “aproximadamente 15% da procura desiste de comprar porque não encontra o que procura, seja pela tipologia pretendida, seja pelo preço”. O responsável admite no entanto, que a subida do crédito habitação e também a maior flexibilidade para procurar outras zonas, em mercados mais periféricos, “está a permitir que os portugueses encontrarem soluções de habitação ajustadas às suas necessidades”.

O SIR revela também que a subida registada no 1º trimestre deste ano volta a acelerar o ritmo de valorização homóloga das casas, que nos dois trimestres anteriores tinha sido de respectivamente 10,0% e 12,8%, confirmando a tendência de intensificação que se vem fazendo sentir desde o 3º trimestre de 2015 e que foi apenas interrompida (e de forma muito ligeira) no final de 2016. Este resultado é também influenciado pelo crescimento trimestral dos preços há 11 trimestres consecutivos. Em Março, a taxa de variação trimestral atingiu os 3,1%, mantendo este indicador acima do patamar dos 3,0%, um patamar observado desde meados do ano passado.

Uma situação que pode também afastar os investidores estrangeiros, apesar do CEO da Century21 afirmar que não estão a sentir essa tendência. “Contudo, estamos cada vez mais a direcionar a procura internacional para outros mercados – fora dos grandes polos de maior atração turística e imobiliária – e para diversas regiões turísticas de Portugal”, garante Ricardo Sousa.

fonte: Blog Century 21

agentes, Algarve, arrendamento, atreve-te a sonhar, avaliação bancária, casa, century 21, century 21 portugal, CENTURY21, compradores, construção, consultor imobiliário, convenção ibérica, crédito à habitação, crédito habitação, decor, decoração, design, emprendedor, emprendedorismo, fazemos tudo por si, franchising, habitação, imobiliária, imobiliário, investimento, investimento estrangeiro, Investimento Imobiliário, lisabone, Lisboa, marketing, mediação, mercado, mercado imobiliario, mercado imobiliário português, políticas de habitação, Por sua casa, Porto, portugal, reabilitação imobiliária, real estate, ricardo sousa, sector imobiliário, tendências, turismo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VENDA - MORADIA ISOLADA T3 TÉRREA NOVA, Redondos, Fernão Ferro - 232,500€

VENDA - T2 EM ZONA NOBRE DO PINHAL NOVO | PARQUEAMENTO & ARRECADAÇÃO

VENDA - ESPAÇOSO T2 EM ZONA CENTRAL DE PAIO PIRES